Blog Educacional como ferramenta de aprendizagem

O uso do Blog Educacional como ferramenta de aprendizagem dando suporte para educação, promovendo a interação com o mundo do conhecimento, incentivando a troca de idéias, a partir desse instrumento abrem-se novas portas para aquisição de conhecimentos. Outros aspectos culturais e informativos, pois vem trazendo uma nova proposta pedagógica e diferentes estratégias facilitando a interação do aluno com as novas tecnologias. Portanto, cabe a nós educadores estar sempre atualizados, capacitados, utilizando o blog adequadamente, explorando o potencial dos alunos, participando junto com eles, para que haja uma recíproca entre escola e comunidade, estimulando estes para troca de experiências, pois esse novo recurso tecnologico é para dar ênfase, aos projetos desenvolvidos para que possamos ter uma escola comunidade mais participativa.
O blog é uma reconstrução de idéias, que pode se dar de várias formas, no qual todos os envolvidos possam participar através de postagens , expressando suas ideias em prol de uma melhor educação.

http://adelaidemaciel.blogspot.com

contatos: eeadelaidemaciel@gmail.com


quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Vídeo do Projeto Gentileza Gera gentileza, Tia Vânia




As  professoras, Vânia e Vera fica a nossa admiração e respeito para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem “águias” e alçar altos  vôos rumo a vitoria .
Parabéns pelo vídeo!!!
Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda.A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensina e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria.

Paulo Freire

VÍDEO DO PROJETO GENTILEZA GERA GENTILEZA,TIA KELLY



Nosso respeito , admiração e carinho as professoras Kelly e Maria José pelo brilhante trabalho.
Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário, mas que possamos  permitir que esses profissionais continuem sendo valorizados, pois sabemos que grande parte resiste e continua apaixonada pelo seu trabalho.
Parabéns pelo vídeo!!!
Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.
Paulo Freire

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Educação em Tempo Integral

Educação não consiste apenas em passar conhecimento. É aprender sobre a cultura, a sociedade e se desenvolver”. (Anísio Teixeira, 1950)



A Escola de Tempo Integral visa a Inclusão social e aplicação da educação em sua forma plena, isto significa que não basta apenas deixar o aluno mais tempo na sala de aula, não basta apenas aumentar o tempo de aula de quatro para oito horas diárias, como é proposto por alguma instituições, pois isso significa somente dobrar o sacrifício.
Anísio Teixeira pensava a educação escolar como um direito que deveria ser estendido a toda a população, o que demandaria escolas gratuitas de todos os níveis de ensino. Além disso, acreditava que a educação seria o meio para acabar com as diferenças sociais existentes na sociedade brasileira.

                                  Pais de alunos participam de reuniões.


 Pais e professores

                                              
  Atividades feitas pelos alunos do PROETI


Atividades de coordenação motora monitorada pelos professores de educação física.


Vera Soares , professora de educação física



Frase

“A educação e a sociedade são dois processos fundamentais da vida, que mutuamente se influenciam.”

O que ler

Educação Não É Privilégio, Anísio Teixeira, 253 págs., Ed. UFRJ

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Minas Gerais tem a melhor Educação Básica do País

Ideb 2011 : Minas Gerais tem a melhor educação básica do país


Acesse o link  http://ideb.inep.gov.br/
O IDEB foi criado em 2007 para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. O indicador é calculado com base no desempenho do estudante em avaliações do Inep e em taxas de aprovação. Assim, para que o Ideb de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente a sala de aula. Os resultados do Ideb 2011 confirmam que Minas Gerais é referência nacional em educação. Nos anos iniciais, a rede estadual mineira alcançou o índice 6,0, equivalente à média de países desenvolvidos e está classificada como a melhor do país. Nos anos finais, a rede estadual de MG ficou na 2ª posição e no ensino médio é a 3ª.

https://www.educacao.mg.gov.br/#

Educação é fundamental na vida da criança


Assim como todos sabem a educação é fundamental na formação de nossas crianças onde somente através de educação é que os nossos jovens terão a oportunidade de futuramente se tornar exímios cidadãos brasileiros com ótimas oportunidades.
Este quesito serve como   tema de redação para os diversos vestibulares  brasileiros.
Esses temas não são somente aplicados em vestibulares e sim em vários exames, e a maior parte desses temas são aplicados para que todos possam expressar as suas idéias e seus conhecimentos para que assim cada um possa dizer o que realmente acha da educação e da maneira como ela é aplicada em nosso país.
E desta forma cada um pode expressar o seu ponto de vista em relação a este assunto no qual é muito discutido e pouco se faz, e quem sabe por meio destes textos as autoridades não podem tomar algumas das providencias para que assim o esquema da educação em nosso país possa mudar alguma coisa ou quem sabe sofrer uma leve melhora.
No entanto o que todos nós esperamos é uma qualidade a mais na educação das crianças já que as mesmas são o futuro do nosso país, e por isso todos devem receber uma qualidade a mais de ensino no qual devem ser contratados professores realmente capacitados no qual estão dispostos a ensinar e tirar todas as duvidas dos alunos.
Pois somente desta forma os alunos poderão ter um futuro melhor no qual acabam pegando gosto pelo estudo no qual se dedicam a cada dia mais para que no futuro possa ser alguém e ter uma profissão boa ou até mesmo aquela que já faz parte do seu projeto de vida.
E por esses e outros motivos que a grande maioria das redações falam sobre a precariedade do ensino publico no Brasil no qual tentam mostrar que a educação é uma ferramenta indispensável para a transformação de uma sociedade.
Texto retirado  do blogmail, reescrito pela
 professora do 5º ano Maria Maura


segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Dia do Psicólogo

No dia 27 de agosto é comemorado no Brasil o Dia do Psicólogo. Nesta mesma data, no ano de 1964, a profissão foi regulamentada através da Lei 4.119/64. 
A palavra psicologia vem do grego: psique (alma) + logos (estudo). Ou seja, a psicologia estuda a alma humana. Durante toda sua história, o homem buscou respostas para questões existenciais. A filosofia sempre se ocupou desta procura por respostas. Mas estas questões, por mais humanas que fossem, diziam respeito ao conjunto da sociedade, à humanidade como um todo. 
Por outro lado, a psicologia buscava não uma definição do homem enquanto ser coletivo, mas sim do homem indivíduo, de suas angústias, suas inquietações. 
Apesar de muitos filósofos e pensadores terem se ocupado da mente humana em seus estudos, foi apenas no século XVI que apareceu pela primeira vez o termo psicologia, quando o humanista croata Marco Marulik publica A psicologia do pensamento humano. 
Cada escola aborda o “eu” conforme sua ótica, mas todas se empenham em tratar os conflitos, as angústias e o equilíbrio emocional do indivíduo. A todos os profissionais que se dedicam ao bem estar psíquico das pessoas, sejam eles seguidores de Freud, Jung ou outros pensadores o nosso carinho.

domingo, 26 de agosto de 2012

Feliz semaninha!!!

Recados de boa semana, imagens, frases, recados de boa semana


Queremos desejar a todos os  professores e funcionários da E.E.Adelaide Maciel mais uma semana de paz e luz e bastante apendizado. Bom trabalho!!!
 E a vocês queridos alunos que esta semana vocês possam brilhar ainda mais , afinal de contas são nossas estrelas.
 Boa aula a todos !!!.....Ótima segunda!!
Abraços  !!

sábado, 25 de agosto de 2012

Homenagem aos valentes soldados brasileiros

"Na paz preserva nosso território,na Guerra defende nossa pátria com destemor .
Corajoso e valente,  grande soldado do imenso exército.
Os teus livros são as tuas armas, a tua classe é a tua esquadra, o campo de batalha é a terra inteira, e a vitória é a civilização humana.
Soldado é aquele que defende a Pátria e todos os seus cidadãos, soldado corajoso,que não mede esforços para defender sua nação , enfrenta perigos e lutas e sai vitorioso , pois sua missão já é  uma vitória.
Soldado é aquele que sempre usa o Braço forte contra o inimigo e Mão amiga estendida para o amigo.
Hoje saudamos a vós nobre militar que és o Brasil no Mundo.
Ao nobre defensor da Patria brasileira os meus sinceros votos de Paz, saude, harmonia .

Recebam o carinho e respeito da direção, professores e funcionários da Escola Estadual Adelaide Maciel.

Parabéns pelo dia de hoje".

Dia do soldado

duque caxias Dia do Soldado   25 de Agosto   Duque de Caxias



O Dia do Soldado é  instituído em homenagem a Luís Alves de Lima e Silva,o Duque de Caxias , patrono do Exército brasileiro, nascido em 25 de agosto de 1803, que se tornou conhecido como "o pacificador" após sufocar muitas rebeliões contra o Império.
 A celebração começou em 1923. 
 O dia do soldado brasileiro  é celebrado em 25 de agosto, data do nascimento do Duque de Caxias.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_do_Soldado

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Galeria de fotos

Marilene, vice-diretora , Francisca, diretora e Vânia, bibliotecária  da E.E. "Adelaide Maciel"
















Projetos , aulas dinâmicas, festas , momento de leitura , tudo aqui . Não perdemos um clic, acompanhe , dê sua opinião , expresse suas ideias para que assim possamos aprimorar ainda mais nossos projetos.
Você é peça chave no nosso cotidiano.
Abraços da família Adelaide Maciel

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Fotos do Projeto Gentileza Gera gentileza

Qual é a sua vontade de mudar o mundo?
Quer um exemplo?
Gentileza.
Leia mais....
Educadora Kelly e alunos do PROETI
Educadora Maria José  e alunos do PROETI
Qual é a sua vontade de mudar o mundo?
 Vira e mexe, a gente se pega repetindo essa frase mas o que fazemos de verdade pra tornar isso realidade? Talvez porque a sensação é que precisamos fazer muito para mudar tanta coisa, mas talvez isso possa ser bem mais simples. E a nossa sugestão é começar fazendo pequenas coisinhas, todos os dias, e no fim chegaremos a algo grande.
Quer um exemplo? Gentileza.
Temos certeza de que ser gentil, delicado e atencioso é quase tão importante quanto ser eficiente, ético e trabalhador.
 Se não for mais…
Mas quase nunca reconhecemos como a simpatia e a delicadeza podem transformar a nossa vida.
Pior, preferimos pensar que a vida é mesmo dura e cruel.
 Pensem nisso!!!

Projeto: Gentileza Gera Gentileza

Francisca Nathália, diretora da E.E. Adelaide Maciel e Vânia Regina,  educadora do PROETI
Educadora  Kelly Cristine e alunos
 Educadora Vera Lúcia e alunos
 Participação em massa dos pais em dias de  reuniões na E.E. Adelaide Maciel
Educadora Maria José e alunos

INTRODUÇÃO:
O Projeto “Gentileza gera gentileza” nasceu de uma conversa na sala dos professores, da Escola Estadual Adelaide Maciel. Foi quase uma brincadeira que espalhou entre os que ali estavam.
Nossa diretora pediu que fosse formada uma equipe para coordenar o projeto e que tivesse um envolvimento por parte de todos.

JUSTIFICATIVA:
O Projeto “Gentileza gera gentileza” justifica-se pelo fato da gentileza estar caindo em esquecimento. Daí a necessidade de trabalhar primeiramente com os alunos, em seguida familiares e comunidade.

OBJETIVOS:
- Resgatar as palavrinhas mágicas: “por favor”, “com licença”, “obrigado”; dentre outras.
- Vivenciar os momentos mais difíceis fazendo com que estes se tornem mais leves.
-Plantar uma sementinha para que num futuro próximo possamos colher bons frutos.

DESENVOLVIMENTO:
O projeto “Gentileza gera gentileza” teve como foco os alunos do Projeto Tempo Integral – PROETI. Onde as professoras regentes e a educadora física desenvolveram com os alunos vários trabalhos de leitura; conversas informais; trabalhos de artes; músicas, enfim tudo relacionado com o termo “gentileza gera gentileza”.
A primeira etapa foi uma conversa com os alunos para conhecermos o que significaria gentileza para eles. Nesta conversa saiu de tudo. Por exemplo: respeitar os idosos, jogar lixo no lixo, saber ouvir, usar as palavrinhas mágicas, não brigar com o coleguinha...; enfim, os alunos expressaram suas idéias de maneira bem simples.
Na segunda etapa foi realizado com os alunos o registro do projeto através da escrita e de desenhos. Músicas também foram utilizadas no desenrolar do projeto.
Os alunos produziram e apresentaram um jogral com o lema: “Gentileza gera gentileza”.
Dando sequencia aos trabalhos desenvolvidos pelos alunos foram feitos dois cartazes. Um confeccionado pelos alunos do 3º ano (crianças entre 8 e 9 anos); onde elas escreveram em um coração o significado do termo gentileza. Depois os corações foram transformados em pétalas de rosas. Foi muito prazeroso ver o desempenho dos alunos. Com os alunos maiores do 4º e 5º anos também foi produzido um cartaz rodeado de mãozinhas que representou o elo entre a família e a importância da convivência com o outro, pois ninguém vive feliz sozinho. Vivemos em comunidade e precisamos uns dos outros.
A culminância do Projeto “Gentileza gera gentileza” foi sem dúvida a filmagem de tudo que os alunos fizeram e aprenderam. Nos reunimos no pátio da Igreja Cristo Redentor, que é de nossa comunidade e as crianças apresentaram a arte final dos trabalhos desenvolvidos por eles, durante o projeto.
Nesta filmagem os alunos cantaram, deram depoimentos, apresentaram um jogral e leram uns cartazes. Todo o projeto encontra-se registrado no cd que editamos.

CONSIDERAÇÕES FINAIS:
A realização deste projeto só foi possível devido ao empenho e parceria das professoras do PROETI.
Acreditamos que nossos objetivos foram alcançados, pois os alunos no decorrer do projeto mostraram uma significativa melhora no comportamento e nas atitudes diárias. A gentileza mesmo que de forma discreta vem se manifestando no meio escolar. Tanto nas relações de aluno com aluno, aluno com professor, gestores e professores; enfim, semeamos a gentileza e esperamos colher os frutos dela advindos.
Não poderíamos deixar de agradecer nossa diretora e supervisora que nos apoiaram incondicionalmente na realização deste projeto. Agradecemos também todos os colaboradores que de uma forma ou de outra contribuíram para a realização do projeto. Nosso muito obrigado.

Kelly Cristine Araujo Caixeta e
Maria José Marinho
Vânia regina Borges Teixeira e
Vera Lúcia Soares
Patos de Minas, Julho de 2012