Blog Educacional como ferramenta de aprendizagem

O uso do Blog Educacional como ferramenta de aprendizagem dando suporte para educação, promovendo a interação com o mundo do conhecimento, incentivando a troca de idéias, a partir desse instrumento abrem-se novas portas para aquisição de conhecimentos. Outros aspectos culturais e informativos, pois vem trazendo uma nova proposta pedagógica e diferentes estratégias facilitando a interação do aluno com as novas tecnologias. Portanto, cabe a nós educadores estar sempre atualizados, capacitados, utilizando o blog adequadamente, explorando o potencial dos alunos, participando junto com eles, para que haja uma recíproca entre escola e comunidade, estimulando estes para troca de experiências, pois esse novo recurso tecnologico é para dar ênfase, aos projetos desenvolvidos para que possamos ter uma escola comunidade mais participativa.
O blog é uma reconstrução de idéias, que pode se dar de várias formas, no qual todos os envolvidos possam participar através de postagens , expressando suas ideias em prol de uma melhor educação.

http://adelaidemaciel.blogspot.com

contatos: eeadelaidemaciel@gmail.com


terça-feira, 30 de julho de 2013

Notícias da cidade


Patos de Minas está entre as 20 melhores cidades do estado no IDHM O município ocupa a 20ª posição no estado e 289ª no país. A dimensão que mais cresceu foi a Educação. Imagem aérea de Patos de Minas ( Foto: Arquivo Patos Hoje ) Patos de Minas tem muitas questões a se melhorar e a divulgação do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal-nesta segunda-feira (29), mostra que a luta tem que continuar. O IDHM em 2010 foi de 0,765, considerado alto, mas o crescimento foi abaixo das médias nacional e estadual. O município ocupa a 20ª posição no estado e 289ª no país. A dimensão que mais cresceu foi a Educação. Entre 2000 e 2010, a Educação teve um crescimento de 0,156, seguido por Renda e por Longevidade. Entre 1991 e 2000, a dimensão que mais cresceu em termos absolutos também foi a Educação com crescimento de 0,227, seguida por Longevidade e por Renda. A expectativa de vida do patense é de 76,31 anos e a renda média é de R$843,57. Em 2000, o IDHM da cidade era de 0,675 e em 1991 de 0,525. Patos de Minas ocupa a 289ª posição em relação aos 5.565 municípios do Brasil, sendo que apenas 5,18% dos municípios estão em situação melhor. Em relação às 853 outras cidades de Minas Gerais, a terra do milho ocupa a 20ª posição, sendo que só 2,23% dos municípios estão melhor colocadas. O que mais cresceu em Patos de Minas foi a educação, e ela continua sendo a dimensão que mais precisa se desenvolver. Apesar da posição, a cidade se desenvolveu menos do que a média nacional e estadual. Nas últimas décadas, a cidade teve um incremento no seu IDHM de 45,71%, abaixo da média nacional (47,46%) e inferior à média estadual (52,93%). IDHM,
Araxá é a melhor do Alto Paranaíba. Ela ocupa a 210ª posição em relação aos 5.565 municípios do Brasil e a 14ª no estado. Patrocínio possui o IDHM 0,729, ocupando a 1052ª posição no país e 87ª no estado. Rio Paranaíba ocupa a 1638ª posição no Brasil e a 176ª posição no estado. Lagoa Formosa ocupa a 1811ª posição no Brasil e a 209ª no estado. Presidente Olegário ocupa a 1866ª posição no Brasil e a 218ª em Minas Gerais. Lagoa Grande está na 2462ª posição em relação aos 5.565 municípios do Brasil e, em relação aos 853 outros municípios de Minas Gerais, Lagoa Grande ocupa a 359ª posição. São Gotardo ocupa a 876ª no Brasil e a 67ª posição no estado. Carmo do Paranaíba está na 1756ª posição no país e a 200ª no estado. Guimarânia ocupa a 2105ª posição dentre os municípios brasileiros e a 269ª posição em Minas Gerais. Uberlândia é o destaque do Triângulo Mineiro, ocupando a 71ª posição no Brasil e a 3ª posição no estado. Uberaba também está à frente de Patos de Minas ocupando a 210ª posição no Brasil e a 14ª no estado. Fonte: Atlas Brasil Autor: Farley Rocha http://www.patoshoje.com.br/noticias/patos-de-minas/19057-patos-de-minas-esta-entre-as-20-melhores-cidades-do-estado-no-idhm.html

terça-feira, 9 de julho de 2013

Palestra Dr Paulo Delicoli,Promotor da infância e juventude de Patos de Minas


A Escola Estadual Adelaide Maciel reuniu os professores  nesta terça-feira (09) para uma palestra com o Promotor de Justiça Paulo Henrique Delicoli. A intenção foi levar aos professores informações que contribuam com a educação dos alunos. Os professores assistiram também a uma palestra com um ex-dependente químico, membro da equipe do promotor.

O promotor de justiça falou sobre os problemas enfrentados pelos professores e pelas famílias. Dr. Paulo Henrique deu seu testemunho de vida e fé. Ele contou sua história de vida e como a fé foi importante para que ele alcançasse seus objetivos.
Antes da palestra, os alunos do PROETI juntamente com o professor César Carlos cantaram uma música,( Xote ecológico), e no final da apresentação os alunos presentearam o promotor com uma pintura em tela toda confeccionada com materiais recicláveis.(trabalho dos alunos).
 Ele também falou sobre o bulling e outras práticas na escola.
O ex-dependente químico Renato também falou com os professores. Contando sobre o que sofreu quando era dependente químico, ele alertou os professores a alertarem os alunos sobre os perigos e causas dos entorpecentes  Diretores, professores e estudantes parabenizaram os palestrantes pelas palavras.

terça-feira, 2 de julho de 2013

Reuniões da equipe da secretaria - E E Adelaide Maciel SRE/ Patos de Minas


 REUNIÕES DO MÊS DE MARÇO/2013
ESCOLA ESTADUAL "ADELAIDE MACIEL"



N0 dia 20 de março de 2013 a equipe da secretaria da E.E. Adelaide Maciel se reuniu dando início, no ano 2013, às reuniões das quartas-feiras. As reuniões têm como objetivos: proporcionar um momento para estudos e reflexões, aprimorar os conhecimentos, estabelecer metas, estudar resoluções, agregar valores através dos filmes, definir tarefas e orientar as novatas sobre os diversos serviços da secretaria e da área financeira.

Contamos na equipe com novas auxiliares de educação, Maria José, Sandra, Maria Denilce, Natalícia e como ATB financeiro, Maria Aparecida. Também compõem a equipe, Helena (Didi), Tatiana e Ivone.

Como a equipe é composta por novos membros, na primeira reunião foi esclarecido sobre a dinâmica das reuniões, foram sugeridos temas, definiu-se que estaremos com pessoas diferentes que nos orientarão e nos ensinarão sobre assuntos relacionados aos trabalhos da secretaria e à área financeira. Também estudamos na íntegra a Resolução SEE nº 2197/2013, que dispõe sobre a organização e o funcionamento do ensino nas Escolas Estaduais de Educação Básica de Minas Gerais e dá outras providências. Nas reuniões houve conferência e estabelecimento de metas para as semanas.
Toda a equipe está com uma grande expectativa, pois querem aprender. E no que depender da boa vontade, do interesse e da abertura ao novo, demonstrado na primeira reunião, o sucesso será certo.
REUNIÕES DO MÊS DE ABRIL/2013
A primeira pessoa a nos falar foi a professora Maria Maura nos repassando a reunião que ela participou na S.R.E. Patos de Minas, referente à informática e ao novo modelo de armazenamento das informações. Abordamos também: como preencher históricos escolares, apresentação de pasta funcional e contagem de tempo, importância do atendimento na secretaria, atenção ao analisar a documentação dos alunos, mutirão para: atualização do SIMADE (professores), confecção dos históricos acumulados, arquivamento de documentos do departamento pessoal, atualização de QI’s (prorrogação de designação), continuidade dos processos licitatórios referentes à merenda e ao PROETI. Em todas as reuniões estabelecimento e conferência de metas das semanas.

Assistimos ao nosso primeiro filme, escolhido pela colega Maria José: SOM DO CORAÇÃO. Apesar de algumas pessoas da equipe terem assistido ao filme em 2012, foi maravilhoso revê-lo, pois a experiência de ouvir as novas colegas, proporcionou uma reflexão diferente. SINOPSE: August Rush (Freddie Highmore) é resultado do encontro casual entre um guitarrista e uma violoncelista. Crescido em orfanato e dotado de um dom musical impressionante, ele se apresenta nas ruas de Nova York ao lado do divertido Wizard (Robin Williams). Contando apenas com seu talento musical, August decide usá-lo para tentar reencontrar seus pais. Mensagem: Este filme nos mostra que a coragem  e  a determinação  pode nos levar  aos nossos objetivos. Nunca devemos desistir dos nossos sonhos, devemos perseverar e acreditar na família, sempre buscando algo em que acreditamos. É preciso estar atentos às pequenas coisas da vida que acontecem ao nosso redor e que há uma ligação na natureza e no universo. Quando temos sensibilidade, conseguimos ver que existem pessoas diferentes e sabemos despertar o que cada uma tem de positivo. É uma história comovente envolvendo a magia da musica e o poder do amor. 
 

REUNIÕES DO MÊS DE MAIO/2013
Foram feitos mutirões: para lançamento de notas no SIMADE e impressão dos boletins, análise dos históricos pendentes e contato com as escolas para que fosse possível confeccioná-los, correções no Projeto Político Pedagógico, atualizações no departamento pessoal, encaminhamento e localização de pastas funcionais, organização das pastas funcionais de servidores aposentados para encaminhá-las à S.R.E., processo licitatório da Q.E.S.E., bem como os contratos, cadastramento dos produtos no sistema (SYSMEAE), relação de pagamentos efetuados referente à Merenda Escolar e QESE, também pagamentos aos fornecedores.

REUNIÕES DO MÊS DE JUNHO/2013

Realizamos o estudo da Resolução SEE nº 2318/2013 – Cadastro Escolar, processo licitatório referente ao PDDE/2012, início da confecção do anexo I referente à verba do Mais Educação e tivemos a presença da servidora Zélia Maria Matias Valadão, responsável pelo setor de benefícios da S.R.E. Patos de Minas, que nos orientou quanto à ficha funcional e contagem de tempo. Agradecemos à equipe da Superintendência que atendeu prontamente ao nosso ofício solicitando a presença da servidora Zélia, e um agradecimento também à Zélia pela disponibilidade e por ter nos proporcionado um momento tão enriquecedor. Agradecemos pela clareza e tranquilidade com que nos ensinou e esclareceu todas as dúvidas da equipe. Vale ressaltar que as servidoras novatas que nunca fizeram esse trabalho, saíram da reunião com uma grande noção, inclusive a Cida, que é ATB financeiro, mas está presente em todas as reuniões.  Houve conferência e estabelecimento de metas das semanas.

Zélia e a equipe da secretaria, presença e grande apoio da nossa diretora Francisca.
  

Fizemos o convite para que ela volte e ministre outros ensinamentos.
  

Assistimos ao filme sugerido pela professora do 4º ano, Márcia Evangelista de Sousa Amaral: COMO ESTRELAS NA TERRA – TODA CRIANÇA É ESPECIAL. SINOPSE: Ishaan Awasthi é um garotinho de oito anos de idade cheio de imaginação, mas ninguém parece dar muita atenção aos seus sonhos. Ele gosta de cores, peixes de aquário, cães e pipas. Tudo o que não é importate para o mundo dos adultos, mais preocupados com o trabalho e ordem. Ocorre que Ishaan, por ser muito sonhador, acaba não prestando atenção nas aulas da escola. Os pais, preocupados, acham que ele deve ser disciplinado e o mudam de escola. Num primeiro momento o garoto sofre o trauma da separação. Até que ele conhece seu novo professor de artes, Ram Shankar Nikumbh, um homem que traz alegria e otimismo a todas as crianças. Menos a Ishaan. Nikumbh fará de tudo para descobrir os motivos da infelicidade do menino e assim abrir caminho para que ele realize seus sonhos. Mensagem: Este filme nos fez ver o quanto o amor à profissão nos leva além do simples fato de executar tarefas, o professor olhou para a criança e realmente quis ajudá-la. Ficou claro para nós que todo ser humano tem algo a oferecer, basta acreditarmos nisso e lutarmos para que apareça o que está escondido, devemos respeitar todos os tipos de diferenças e proporcionar oportunidades para que a pessoa revele o seu melhor.
 

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Saiba de onde vem a quadrilha

 
Dança de quadrilha na E E Adelaide Maciel










 









 

 
 







 

 

 






 


 







 





 














 


 
 
A quadrilha, dança típica das festas juninas brasileiras, é carregada de referências caipiras e matutas. Mas sua origem vem de muito longe. A “quadrille” surgiu em Paris, no século XVIII, como uma dança de salão composta por quatro casais. Era dançada pela elite europeia e veio para o Brasil durante o período da Regência (por volta de 1830), onde era febre no ambiente aristocrático.
Da Corte carioca, a quadrilha acabou caindo no gosto do povo. Ao longo do século XIX, a dança se popularizou no Brasil e se fundiu com manifestações brasileiras preexistentes. “O brasileiro é um povo muito criativo e criou a forma estilizada de dançar a dança dos nobres”, opina a arte-educadora Lucinaide Pinheiro. A partir daí, diversas evoluções foram sendo incorporadas à quadrilha, entre elas o aumento do número de pares dançantes e o abandono de passos e ritmos franceses. As músicas e o casamento caipira que antecede a dança, também foram novidades incorporadas ao longo dos anos.
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Além deste, diversos outros grupos do Distrito Federal e entorno vivem da quadrilha. Organizados em uma entidade – a Liga Independente de Quadrilha Junina do Distrito Federal e Entorno (LinqDFe) – os grupos se apresentam, anualmente, em um circuito junino. “De maio à primeira semana de agosto, as agremiações se apresentam em dez cidades-satélite. Mas nossa meta é aumentar este circuito para quinze cidades”, aponta José Pereira, presidente da Linq.
A entidade foi criada em 2000 e hoje conta com 62 grupos filiados. “Essa associação surgiu da necessidade de organização dos grupos de quadrilha. Nós buscamos recursos para o circuito e para fomentar os grupos”, define Pereira. O liga deu tão certo que serviu de ponto de partida para a Confebraq – Confederação Brasileira de Entidades de Quadrilhas Juninas.
Para dançar, basta ter disposição. Muitos grupos acolhem pessoas de todas as idades. “Temos a categoria mirim, infantil, cascudo e adulto”, define Hamilton. Os integrantes do grupo devem ter, porém, disponibilidade, já que ser quadrilheiro profissional significa ter uma agenda apertada.
Um dos resquícios franceses na dança são os comandos proferidos pelo marcador da quadrilha. Escolhido, geralmente, entre os mais experientes do grupo, seu papel é anunciar os próximos passos da coreografia. O abrasileiramento de termos franceses deram origem, por exemplo, ao saruê (Soirée - reunião social noturna, ordem para todos se juntarem no centro do salão), anarriê (en arrière - para trás) e anavã (en avant - para frente).
 
Tradição enraizada
 
Mais do que arte e dança, a quadrilha junina é uma expressão da cultura popular. E quem se dispõe a desenvolvê-la, acaba perpetuando a tradição de origem francesa. Para a arte-educadora Lucinaide Pinheiro, os dançarinos são, para muitos, grandes referências. “Essas pessoas são mais do que quadrilheiras, elas têm uma ação de protagonismo dentro das suas comunidades.